segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Introdução

Site – http://www.vozdociclista.blogspot.com/

INTRODUÇÃO

Estamos inaugurando este BLOG para suprir a necessidade de divulgação de informes de interesse dos ciclistas. O público alvo é aquele que utiliza a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Achamos que os sites http://www.apocalipsemotorizado/ e http://www.bicicletada.org.br/ tratam do assunto e tem grande valor, porém não preenche as condições de realmente organizar os ciclistas para objetivos imediatos que digam respeito às suas condições de trânsito nas ruas. Outra crítica à forma de atuar desses sites é a apelação que fazem uso, expondo fotografias de nudez ao estilo europeu, desviando a atenção do foco do nosso problema e afastando os ciclistas que gostariam de participar dos objetivos comuns. Outrossim, nossa cidade tem características diversas da de S. Paulo, pois tem clima, magnitude e topografia condizentes com o uso extensivo da bicicleta.

OBJETIVOS

1 – Obter da prefeitura a definição de faixas para ciclistas nas ruas do centro da capital e nos principais corredores de transporte entre o centro da cidade e a periferia. Devemos partir com pequenos objetivos para que se obtenham vitórias imediatas. Esta estratégia produz entusiasmo e segurança para continuação da construção desse projeto. A pintura das faixas não demanda grande despesa para a prefeitura e organiza o que já é um fato consumado: os ciclistas transitam intensamente pelas ruas do centro de Maceió, só que os carros se posicionam à revelia, porém com a faixa do ciclista estabelecida, os motoristas se posicionarão no restante da largura da rua, de forma organizada, deixando um corredor livre para os ciclistas. Os pedestres também serão beneficiados, pois serão alertados de que há bicicletas em trânsito, e de forma organizada.

2 – Exigir a conclusão das ciclovias já iniciadas e sugerir o início da construção de outras.

3- Começar a mover as ações para início da construção de planos inclinados para a cidade de Maceió. Por exemplo, um no bairro da Cambona e outro no bairro de Mangabeiras. Um plano inclinado que estabeleça uma ligação entre o bairro de Mangabeiras e a Rua Cel. Paranhos, no Jacintinho, servirá a milhares de ciclistas de outros bairros como Benedito Bentes, Salvador Lira, Santa Lúcia, Serraria, Barro Duro, Parque São Jorge, Peixoto etc. Esta solução terá também um efeito turístico, pois lojinhas de artesanato e comidas típicas poderão estar associadas ao término e início de cada plano inclinado. Isso condiz com a vocação natural da cidade, ao ser composta por 2 planos horizontais; o planossolo praieiro/lagunar e o tabuleiro, apenas separados por um pequeno desnível, o qual será eliminado por uma obra desse tipo. Então, para efeito de locomoção do ciclista, é como se a cidade passasse a ter apenas um único plano.

4 – Solicitar da prefeitura construção de bicicletários no centro da cidade e em pontos próximos às futuras estações de transbordo para o sistema integrado de transporte coletivo.

5 – Sinalizações nas vias e nos cruzamentos, chamando a atenção para a existência de ciclistas.

ESTRATÉGIAS

As formas e estratégias para consecução dos objetivos acima, e outros, conforme seja discutido democraticamente, deverão ser sempre tratadas em reuniões mensais com a participação de todos os interessados. É justamente aí que propomos uma mudança na dinâmica do que ocorre atualmente, ou seja, as BICICLETADAS de cada última sexta-feira de cada mês. Essas bicicletadas tendem a imitar o que foi feito em São Paulo, pois não configuram objetivos estratégicos e imediatos para obtenção de mais racionalidade e menos riscos no trânsito de bicicletas numa cidade feita sob medida para essa aplicação. Sendo assim, não deixaremos de propor algumas formas de atuação para obtenção desses objetivos:

1- Tentar aglutinar os ciclistas em torno de um programa de rádio ou TV financiado pelos próprios ciclistas, parecido com o que existe sobre os caminhoneiros ou sobre os animais domésticos.
2 – Instruir os ciclistas para atuar organizadamente nas instâncias dos 3 poderes, para dar eficiência e celeridade aos processos necessários à obtenção dos objetivos.


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